Circular 18-2018
Paralisação Nacional e Lula Livre
São Paulo, 03 de Julho de 2018
No dia 28 de Junho foi realizada em São Paulo mais uma reunião do coletivo nacional que aprofundou o debate sobre o calendário de lutas e o calendário organizativo da Frente Brasil Popular. Segue abaixo as iniciativas prioritárias e ao final da circular o calendário completo.
Greve dos Petroleiros e Dia do Basta: dia nacional de paralisações e mobilizações - 10 de Agosto
As Centrais Sindicais estão convocando para o dia 10 de Agosto, um dia nacional de paralisações e mobilizações. O objetivo e paralisar neste dia nos locais de trabalho, e organizar atos ao final do dia. A convocatória destas mobilizações terá como centro as pautas econômicas: luta por emprego, contra os aumentos dos combustíveis, entre outras. Nos arredores desta data, os petroleiros deverão convocar a sua greve por tempo indeterminado. O objetivo da greve e barrar o processo de privatização da empresa e mudar a politica de preços da Petrobras, responsável pelo reajuste excessivo dos combustíveis e gás.
A Frente Brasil Popular deverá se somar desde já no processo de organização desse dia mobilizações, bem como apoiar ativamente a greve dos petroleiros, organizando plenárias nos estados para preparar a militância para estas ações. O dia 10 deverá ser a principal iniciativa unitária das forças progressistas antes do período eleitoral. É importante também que a FBP insira no bojo das mobilizações as bandeiras em defesa da liberdade de Lula e do direito de ele ser candidato.
Lula Livre e a luta por Eleições Livres e Democráticas
Frente à aproximação do dia 15 de Agosto, dia do registro das candidaturas, o coletivo nacional identifica a necessidade de intensificar as iniciativas em torno da luta pela liberdade de Lula e por sua elegibilidade. Nesse sentido, a FBP se soma a iniciativa do Comitê Nacional Lula Livre de coletar assinaturas em um abaixo assinado dirigido ao STF e STJ exigindo sua liberdade e o direito de Lula ser candidato.
Em anexo, segue dois documentos: a) o texto de apresentação que fundamenta a nossa reivindicação; b) a lista de coleta de assinaturas. As listas deverão ser escaneadas e enviadas para o email [email protected], até o dia 6 de Agosto.
As plenárias da FBP nos estados também deverão organizar a realização deste abaixo-assinado.
III Conferência da Frente Brasil Popular e Congresso do Povo
Foi definida também nesta reunião a realização da III Conferência da FBP a ser realizada nos dias 24 e 25 de Novembro. Esta Conferência terá por objetivo definir uma linha de atuação da FBP após o desenlace da disputa eleitoral, e preparar a etapa nacional do Congresso do Povo, que será realizada em Fevereiro de 2019.
Calendário de Lutas e Organizativo
Julho
- Trabalho de base durante o mês em torno do Congresso do Povo
- Dia 11 - Mobilização nacional dos sindicatos de trabalhadores rurais da CONTAG.
- Dia 14 - Ato Nacional de solidariedade a Maré, Rio de janeiro: denunciando Marielle, Marcos Vinicius e Lula Livre.
- Dia 16 à 21 – Semana de conversa com o povo. Realizar Caravanas nos Estados e panfletar o Manifesto ao Povo Brasileiro.
- Dia 16 à 20 – Marcha de Pernambuco
- Dia 18 – Homenagem aos 100 anos de Nelson Mandela: fazer atos “Mandela Vive, Lula Livre”.
- Dia 21 – Romaria à Juazeiro do Norte – Ceará
- Dia 21 à 22 – Conferência Nacional Aberta de Luta contra o Golpe em São Paulo
- Dia 23 à 27 – Jornada nacional de Mobilizações das organizações camponesas: mobilizar em todos os municípios em torno da pauta do campo e da liberdade de Lula, contra o judiciário e os golpistas.
- Dia 25 – Dia da/o Trabalhadora/or Rural – fazer manifestações nos Fóruns Municipais por Lula Livre.
- Dia 26 – Reunião do Coletivo Nacional da FBP em São Paulo
- Marchas estaduais em Tocantins e Ceará
- Dia 28 – Festival Lula Livre – Arcos da Lapa no Rio de Janeiro
- Dia 29 – (Ou 1/08) Indicativo de início da Caravana do Semiárido contra a fome, saindo do Nordeste em direção a Curitiba, Rio de janeiro e Brasília.
- Dia 29 – Participar de Romarias Religiosas em Santuários tradicionais como em Goiânia, Canindé, etc – Rezando por Lula Livre
- Dia 31 – Início da Greve de Fome com onze militantes de Movimentos Populares – Para o Brasil não passar mais fome: Lula Livre! Em Brasília na frente do STF.
Agosto
- Dia 03 – Ato Nacional em defesa da presunção de inocência em São Paulo. Entrega do manifesto dos juristas em defesa da Presunção de Inocência pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.
- Dia 04 – Dia Nacional de Jejum por Lula Livre e levar alimentos nas periferias e comunidades carentes
- Dia 1 à 7 - Sete dias de oração, organizada pelos evangélicos em defesa do Brasil e por Lula Livre. Ver como envolver outras religiões, credos e “sagrados”.
- Dia 7 – Ato Inter-religioso em defesa do Lula com a presença de líderes religiosos, Prêmio Nobel da Paz (Rigoberta Menchu e Pérez Esquivel) e outros/as convidados/as. Em Brasilia na frente do STF.
- Dia 10 – Dia do Basta – dia nacional de Paralização dos/as trabalhadores/as – puxado pelas Centrais Sindicais
- Dia 12 à 15 – Inicio da Marcha Nacional, que inicia com militantes do campo e da juventude.
- Dia 15 – Data da inscrição da chapa Lula Presidente – ATO NACIONAL no TSE em Brasília, com caravanas de todo Brasil e mais a marcha do movimento popular que chegaria nesse dia.
- Dia 16 – Realização de uma Assembleia do Congresso do Povo em Brasília para debater temas de projeto com os/as marchantes e militantes do DF.
- Congresso do Povo Regionais Amazônia em Imperatriz/MA e Regional Nordeste em Caruaru/PE
Novembro
- Dias 25 e 26 – III Conferência da Frente Brasil Popular
Lula Livre!
Por Eleições Livres e democráticas
Nenhum direito à menos!